O Registro do Windows é um banco de dados complexo repleto de entradas sobre software e hardware do seu computador. No entanto, essas entradas podem ser corrompidas, danificadas ou inválidas devido a alterações incomuns feitas em seu computador.
Normalmente você não precisa fazer nada a respeito, mas às vezes eles começam a causar problemas, como mensagens de erro, PC mais lento e até travamentos. Se você acha que o registro do windows é o culpado pelos problemas do seu computador, aqui estão três maneiras seguras que recomendamos para limpá-lo.
Mas primeiro, faça backup do registro do Windows antes de limpá-lo
Considerando a importância dos dados contidos no Registro do Windows, você só deve tentar limpá-los se for absolutamente necessário. Uma alteração errada ou exclusão pode inutilizar seu computador, pois o Windows precisa dessas informações para funcionar sem problemas. Na verdade, bagunçar o Registro pode forçá-lo a reinstalar o Windows.
Uma das correções que discutimos abaixo é usar o Editor do Registro e recomendamos fazer backup do Registro antes de usar esta ferramenta. Dessa forma, você pode usar o backup para restaurar o Registro ao estado anterior caso algo dê errado.
Você também pode criar um ponto de restauração do sistema. Resumindo, isso criará um Ponto do estado atual do Windows, incluindo também o Registro. Você pode usar o ponto de restauração para retornar o Windows a esse Ponto e desfazer quaisquer alterações desastrosas que possa ter feito.
Como limpar com segurança o registro do Windows
Não recomendamos o uso de limpadores de registro para otimizar o registro do Windows. Isso porque essas ferramentas costumam fazer alterações radicais no Registro, o que, em alguns casos, pode danificá-lo.Experimente estas três maneiras mais seguras de limpar o registro do Windows.
1. Use as ferramentas SFC e DISM
2. Execute o utilitário de limpeza de disco
PrintScreen Disk Cleanup |
3. Use o Editor do Registro
Finalmente, você pode remover entradas inválidas, danificadas ou corrompidas usando o Editor do Registro. No entanto, esta ferramenta só é segura se você souber as entradas exatas a serem excluídas.Para fazer isso, siga as etapas abaixo:
1. Pressione Win + R para abrir o Windows Run.
2. Digite regedit na caixa de texto e pressione a tecla Enter.
3. Clique com o botão direito na chave (no painel esquerdo) ou entrada (no painel direito) que deseja excluir e clique em Excluir. Observe que a exclusão de uma chave também excluirá as entradas associadas.
Como isso funciona é simples. Suponhamos que você queira limpar entradas inválidas do Registro deixadas por programas que não foram completamente desinstalados. Você iria para a seguinte chave no Editor do Registro (você pode copiar e colar o texto na barra de endereço da ferramenta na parte superior) e excluí-los:
Se você tiver muito medo de excluir qualquer coisa do Registro, peça a um profissional para fazer isso por você.
Mantendo o registro do Windows limpo
Normalmente, você não deveria ter que fazer nada sobre o Registro do Windows, já que muitas das entradas incorretas não causarão problemas. Mas nos poucos casos em que isso acontece, você pode usar os métodos mencionados acima para limpá-los.E se você precisar usar o Editor do Registro para limpar o Registro do Windows, tome cuidado para não bagunçar nada acidentalmente.